Como a agulha é um dos principais instrumentos de trabalho na Portal Real, vale a pena conhecermos um pouco mais desta pequena, mas fundamental peça de nosso dia a dia profissional.

CABO: é a parte superior da agulha; onde será presa nas máquinas. Normalmente possui um diâmetro maior que o resto da agulha devido à exigência de resistência.

HASTE: é a parte que liga o tronco ao olho ou buraco da agulha, local de maior atrito devido ao intenso contato com tecido. Em máquinas de alta velocidade a parte superior é mais larga para dar maior resistência e reduzir o atrito durante a saída da agulha do tecido.

BURACO OU OLHO: está situado imediatamente acima da ponta; é a parte onde a linha é enfiada, devendo passar livremente, mas sem folga.

PONTA: é a parte que penetra no tecido, formando a costura; sua seleção é de extrema importância, por isso há vários tipos de ponta apropriada para cada material a ser costurado.

CANALETA: é uma ranhura que há em um dos lados do tronco, para facilitar o deslize e a proteção da linha durante a penetração da agulha no tecido, sendo, portanto, o lado pelo qual a linha deve ser enfiada. A profundidade do canal deve estar de acordo com o diâmetro da linha. Esse elemento é um fator vital para as costuras de alta velocidade, pois reduzem o número de quebras de linha.

CAVA OU CHANFRO: encontra-se no lado oposto a ranhura grande e acima do buraco da agulha, tem por objetivo permitir a afinação da lançadeira para trabalhar mais perto da agulha de modo a assegurar que a lançadeira entre com maior facilidade na laçada.

A ponta é muito importante para a costura. Existem 5 tipos de pontas, mas no geral são utilizados 3 tipos principais.

Cada uma destas é para uma determinada situação. A mudança de ponta não é possível notar a olho nu ou ao toque. Por isso deve sempre ser observado este detalhe na hora da compra e conferir algumas informações gravadas na própria agulha.