Você consegue imaginar a linha de produção da PORTAL REAL sem as nossas costureiras? Impossível, não é mesmo? Por isso, temos imensa alegria em celebrar o Dia da Costureira, comemorado em 25 de maio.

Não se sabe ao certo, quando a profissão surgiu e começou a ficar conhecida. Mas reconhece-se a grande importância que a função tem dentro de toda uma sociedade.

A única evidencia histórica que temos é que a costura surgiu a mais de 30 mil anos e era dominada por homens, o que ao longo dos anos se modificou e hoje em dia as mulheres representam o maior número de profissionais da costura.

Aqui na Portal Real temos atualmente 13 costureiras em nossa linha de produção.  As que estão na empresa a mais tempo são: Luciléia Maria Alves de Souza, Nilda Aparecida N de Almeida e Neusa de Carvalho Rosa, todas desde 2007.

A profissão de costureira envolve linhas, máquinas e agulhas. E muita atenção, criatividade e dedicação.

O modelo clássico da linha e agulha permanece o mesmo até hoje evoluindo somente as pontas e os formatos. Em 1790 surgiram as primeiras máquinas de costura, ainda não industriais, o que ajudou a desenvolver a profissão, quando os costureiros de calçados tiveram a grande ajuda da máquina de costura própria para calçados, em especial o couro, criado por Thomas Saint.

Porém somente em 1830 os costureiros de vestuário receberam uma ajuda nas criações, isto porque Barthelemy Thimmonier criou a máquina de costura industrial para roupas similar as que conhecemos hoje.

A partir desta data, houve somente evoluções. Hoje temos os modelos de máquina de costura que conhecemos.

Mesmo assim a costura à mão, com linha e agulha, apesar de mais demorada, ainda é adotada e feita por muitas artesãs.

A sua importância é impossível de ser medida já que a profissão de costureira é responsável por grande movimentação na economia nacional, sem contar a sua importância para a moda do nosso país.

E para você profissional da costura e colaborador da Portal Real, fica a nossa homenagem e os nossos agradecimentos:  Feliz dia da Costureira!

Com informações do portal: artesanatobrasil.net